Av. Amadeu Ribeiro, 451 - Jundiaí - SP
Seg - Sex 8 às 21h | Sáb 8 às 13h
Cursos para Jovens

No campo da educação, a música também é utilizada como uma ferramenta pedagógica de grande valor, que contribui diretamente no desenvolvimento integral de adolescentes.

Muitos estudos científicos já atestaram os diversos benefícios que a educação musical proporciona às crianças. Porém, nem toda família tem a condição ou a oportunidade de matricular seus filhos pequenos em aulas de música. Mas quando o interesse pelo canto, coral ou por integrar uma banda da escola ressurge anos depois, os adolescentes também são positivamente impactados.

A boa notícia é que, de acordo com um estudo desenvolvido pela PhD Nina Kraus, da Universidade de Northwestern, e publicado na revista científica “Proceedings of the National Academy of Sciences” (PNAS), a iniciação musical durante o ensino médio também é capaz de estimular as respostas cerebrais com relação ao som, além de aperfeiçoar habilidades de linguagem e melhorar o desempenho acadêmico. Um dado interessante que confirma os resultados de Kraus aponta que, na prestigiada Competição Siemens Westinghouse de Matemática, Ciência e Tecnologia, quase todos os vencedores desde a década de 1990 tocam pelo menos um instrumento musical (o evento é realizado todos os anos para alunos do ensino médio dos Estados Unidos). Esse dado mostra uma clara relação entre educação musical e desenvolvimento de aptidões cognitivas. Além disso, o contato com a música na adolescência ensina muito sobre disciplina, foco e concentração. O engajamento nas aulas e nos treinos para aperfeiçoar técnicas e habilidades também mantém os jovens envolvidos com um projeto e, consequentemente, diminui as chances de envolvimento com crimes e uso de drogas.

A premissa do “fazer música coletivo” é a base de nossa escola, aos que sonham em aprender a tocar um instrumento, seguir uma carreira profissional ou simplesmente fazer da música uma forma de sentir-se parte de um propósito que tenha sentido em sua vida. Só por tocarem o que gostam e fazerem música juntos, os alunos já aprendem uma série de questões sobre valores humanos como socialização, disciplina, respeito às diferenças, inclusão e apoio mútuo. Além disso, o próprio ato de fazer música é algo divertido, que gera confiança, amizade e contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo destes alunos.

Mais do que promover o ensino musical de forma coletiva, o trabalho que realizamos conta com formatos e um pensar pedagógico diferenciados. Não por acaso, nosso objetivo é ser referência na música e na vida. Para os adolescentes, estar em contato com a música é poder descobrir a beleza do som que vem do outro e, principalmente, de si próprias.

Instrumentos Musicais

para todas as idades
... e muitos outros. Entre em contato e conheça todas as opções!
Professora Cidinha

Quando as crianças iniciam a musicalização em grupo, melhoram a socialização, e aprendem a respeitar as diferenças, além de desenvolver o ritmo e a musicalidade através de canções baseadas em nosso folclore.

Professora Cidinha
Hamilton Berger

A Fermata tem uma localização excelente. O professor e seu método de ensino me mostram que eu sou capaz de aprender coisas que nem imaginava.

Hamilton Berger - Aluno
Catarina Argento

Na Fermata, o que mais me agrada é estar na companhia de pessoas que compartilham comigo o amor pela música, me proporcionando a chance de poder realizar o sonho de cantar.

Catarina Argento - Aluna
Miguel Povreslo

Cantar tem sido muito importante para desenvolver a técnica vocal, ter consciência do corpo, de respiração, de relaxamento. Excelente para preservação da voz.

Miguel Povreslo - Aluno
Adriana Bueno

Não imaginava que ao procurar uma escola de música, encontraria um espaço musical e cultural tão rico, com pessoas maravilhosas, uma família alegre e acolhedora.

Adriana Bueno - Mãe de Alunas