Nem sempre temos a oportunidade de ter aulas de música quando crianças ou quando somos adolescentes. É certo que a criança possui uma aptidão em aprender coisas novas desde a mais tenra idade – seja um idioma, por exemplo, ou um instrumento musical. Mas isso não quer dizer que adultos não possam aprender a tocar com flexibilidade um instrumento de sua preferência, seja por hobby ou até mesmo profissão.
É claro que muitas vezes o excesso de afazeres e responsabilidades faz com que o tempo disponível e a atenção sejam diminutos, o que gera muita frustração aos adultos que fazem aulas de música. Mas isso não impede ninguém de aprender, bastando um pouco de gerenciamento de tempo e dedicação. Não importa o instrumento que você gostaria de apreender nem a idade que você tem. A música é uma paixão que acompanha o indivíduo por toda a sua vida.
Atualmente, é cada vez mais comum os adultos buscarem aulas de música para satisfazer a sua necessidade de conhecimento, oportunizar um hobby que combata o estresse do dia a dia ou até realizar um sonho.
Aprender música garante à pessoa mais disciplina em todas as esferas de sua rotina, mais qualidade de vida e motivação, mais relaxamento, melhora na coordenação motora, socialização etc. Muitos adultos retornam às aulas que tiveram na infância e se lamentam pelo tempo perdido. Outros decidem escolher um novo instrumento. E há ainda aqueles que jamais tiveram um contato mais profundo com a música.
Um cérebro adulto ainda é plástico o suficiente para aprender – e memorizar – todos os tipos de música, das mais complexas às mais simples. Quem assume o desafio de aprender um instrumento quando adulto passa a viver de forma diferente: fazer música proporciona ganhos diários e muita satisfação. É interessante ressaltar que quando adulto você tem mais decisão de escolha e compreensão sobre a forma como quer se expressar com a música. Atualmente, há diversas técnicas para aprender um instrumento de modo muito assertivo e em menor tempo. O adulto também pode tomar decisões quanto ao investimento de suas aulas e os horários de dedicação, o que é mais difícil quando se é criança.
No começo você terá dificuldades como qualquer pessoa. Flexibilidade se ganha com o tempo e com a prática. Nem sempre você conseguirá de primeira executar partes complexas de uma música. Não é preciso ficar frustrado, pois isso faz parte do aprendizado. O importante é que tenha a consciência de cada pequeno ganho e que mantenha o foco no seu desenvolvimento, que deve ser oriundo da continuidade do seu treino. Em pouco tempo você verá que o processo para aprender um instrumento é mais fácil do que você pensa e a experiência será bastante gratificante. Vale a pena conferir!