Quem não se encanta ao ver uma criança cantando, tocando um instrumento musical ou simplesmente apreciando uma canção? Para além de fascinar espectadores, saber tocar, cantar ou ler partituras são habilidades que proporcionam muitos benefícios para os pequenos, especialmente na fase de crescimento.
Especialistas em desenvolvimento infantil reconhecem que a música provoca o estímulo de vários sentidos e ajuda as crianças em seus processos de formação de habilidades linguísticas, além de desenvolver também as habilidades de escuta, escrita e leitura. Por meio da música, as crianças aprendem novas palavras, como pronunciá-las e seus usos no dia a dia. O contato com o universo musical também desperta a curiosidade para a escrita e leitura. Ao tocar instrumentos de percussão, como tambores, ou de corda, como violão e outros, as crianças desenvolvem a coordenação motora geral, específica e fina. A possibilidade de tocar instrumentos ou seguir os ritmos de uma música estimulam habilidades importantes para a vida escolar e para a vida profissional, quando ela chegar na fase adulta. Cantar ou ouvir música – como o estilo clássico, por exemplo – estimula diferentes padrões de desenvolvimento do cérebro.
Experiências musicais ativam nas crianças a habilidade de memorização, de concentração, de inteligência espacial e de pensamento. A importância da música para as crianças é reconhecida também quando se percebe que a criação de canções desperta nelas habilidades socioemocionais, como melhor autocontrole, maior confiança e autoestima. Quando tocam em grupos, as crianças aprendem a trabalhar em equipe, a dar e a receber, a aguardar sua vez e a encorajar os que estão se esforçando para acompanhar o grupo. Essas habilidades as ajudam na socialização tanto na escola como na vida em sociedade.
Cientes da importância da música para as crianças, especialistas em crescimento infantil acreditam que quanto mais cedo uma criança é exposta à música, mais efetivamente seu cérebro responde a estímulos. Por isso, o universo musical pode e deve ser apresentado nos primeiros anos.