Um sarau (do latim sera nus, através do galego serão) é um evento cultural realizado geralmente em casas particulares onde as pessoas se encontram para se expressar ou se manifestar artisticamente. Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas.
O sarau consiste em uma reunião festiva promovida à tarde ou no início da noite, apresentando concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias. Nesse sentido, começa a história dos Saraus Fermata como uma ideia de adaptar o clima dos saraus feitos em casa para uma escola de música.
Para trabalhar essa ideia, a Fermata começou com um sarau a cada dois meses na sala da antiga sede, e hoje faz em torno de quatro a cinco saraus por mês! Já expandimos esses saraus para a cidade, desde concessionárias de automóvel, casas noturnas e bares, até salas de concerto de Jundiaí, como a Pinacoteca e o Solar do Barão.
A Fermata é uma escola privilegiada, pois tem um auditório próprio para os saraus. As práticas e os ensaios são realizados no auditório já com luz profissional e equipamento de som de alta qualidade. Os saraus, além de fotografados, são gravados em vídeo para o aluno rever seu desempenho com o professor. Os ganhos nessa prática são muitos, entre eles, a oportunidade dos alunos de começarem a desenvolver a prática de conjunto, tocando com outros instrumentistas e a perda da timidez, um ganho para toda a vida.
Embora a Fermata não seja pioneira na região de Jundiaí como escola de música, nós nos sentimos pioneiros na prática de sarau como um eficiente meio de expressão artística e desenvolvimento pessoal, em especial pela quantidade de eventos.