Nossa escola se destaca por suas aulas individuais e personalizadas. No entanto existem várias atividades coletivas para o aprendizado musical. As principais aulas coletivas são as aulas coletivas de musicalização e iniciação musical. Há ainda cursos de técnica vocal organizados pelos professores e professoras de canto.
Práticas de conjunto: para nossos saraus, os alunos se reúnem para escolher o repertório e ensaiarem no que chamamos de “prática de conjunto”, sempre orientados por um professor. Essa prática estimula a sensibilidade na escuta, obrigando o aluno a ouvir o outro e a seguir a orientação do maestro.
Nosso Madrigal, que será retomado em breve, é uma prática coletiva voltada para o canto coral. É aberta aos alunos e professores.
Big Band: criada há quatro anos pelo nosso professor Fábio Floriano. O trabalho inicial teve ênfase no repertorio clássico das Big Bands americanas e brasileiras. A partir de 2019, a Big Band, agora chamada FermataBand, passou para a regência e direção do nosso professor Renato Lanza. O enfoque dessa nova formação está essencialmente na música brasileira. A Big é aberta aos alunos e aos profissionais ou estudantes de música da cidade que queiram participar.
Há ainda os Workshops, que são momentos de encontros coletivos sobre um tema que versa sobre técnica, repertório e desempenho. Por fim, há o Cineclube Musical Fermata no qual são projetados, sempre na última sexta-feira do mês, filmes com trilhas sonoras significativas na história do cinema. Alunos, professores e convidados, após a exibição, fazem um intenso diálogo sobre o que se viu e se ouviu. Além deste, estão previstos também cursos em grupo de História da Música e História da Música Brasileira.