Av. Amadeu Ribeiro, 451 - Jundiaí - SP
Seg - Sex 8 às 21h | Sáb 8 às 13h

Musicalização Infantil

A Musicalização Infantil é um poderoso instrumento de educação. Desenvolve na criança a sensibilidade musical, a concentração, a coordenação motora, a socialização, a acuidade auditiva, o respeito a si próprio e ao grupo, a destreza do raciocínio, a disciplina pessoal, o equilíbrio emocional dentre outras qualidades que colaboram na formação do indivíduo.

Até mesmo antes de nascer, uma criança já toma contato com elementos fundamentais da música como o ritmo, através das vibrações e pulsações do coração da mãe. Ao nascer, a relação de uma criança com a música é imediata, através do acalanto da mãe e através de objetos sonoros da casa e do mundo que a cerca. Antes de começar a falar, um bebê canta, experimenta sons produzidos com a boca. Quando dá os seus primeiros passos, o ritmo de uma música o leva acompanhar com o corpo os movimentos cadenciados. E é a partir dessa relação entre o gesto e o som que uma criança, ouvindo, cantando, imitando, dançando, constrói o seu conhecimento musical.

Fermata

Musicalizar uma criança nada mais é do que despertar nela a sua expressão espontânea. É sensibilizar e desenvolver aquilo que ela já é capaz de fazer, e aos poucos organizar as informações.

Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sentir. Musicalizar é uma diversão, e através desta vivência sonora e rítmica, realizadas através de jogos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega as crianças. Foi-se o tempo em que uma aula de música era cansativa para as crianças, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para elas.

Professora Cidinha

Quando as crianças iniciam a musicalização em grupo, melhoram a socialização, e aprendem a respeitar as diferenças, além de desenvolver o ritmo e a musicalidade através de canções baseadas em nosso folclore.

Professora Cidinha
Hamilton Berger

A Fermata tem uma localização excelente. O professor e seu método de ensino me mostram que eu sou capaz de aprender coisas que nem imaginava.

Hamilton Berger - Aluno
Catarina Argento

Na Fermata, o que mais me agrada é estar na companhia de pessoas que compartilham comigo o amor pela música, me proporcionando a chance de poder realizar o sonho de cantar.

Catarina Argento - Aluna
Miguel Povreslo

Cantar tem sido muito importante para desenvolver a técnica vocal, ter consciência do corpo, de respiração, de relaxamento. Excelente para preservação da voz.

Miguel Povreslo - Aluno
Adriana Bueno

Não imaginava que ao procurar uma escola de música, encontraria um espaço musical e cultural tão rico, com pessoas maravilhosas, uma família alegre e acolhedora.

Adriana Bueno - Mãe de Alunas

Através da Musicalização Infantil, estes mesmos símbolos vão fazendo parte da vida da criança, de uma maneira muito simples, alegre e agradável. O objetivo principal da Musicalização Infantil é fazer com que a criança tenha um contato elaborado e estruturado com a música.

A partir deste contato qualificado, a criança inicia um processo de percepção, tornando-se sensível à música, e ampliando o seu universo sonoro. O resultado de todo este processo é o desenvolvimento da musicalidade.

A musicalização tem um papel fundamental na educação infantil, onde a criança tem a oportunidade de conceber um alicerce para que futuramente possa aprender a tocar algum instrumento musical.

Fermata